Marketing no Google Maps: como expandir seu negócio local
Você sabia que milhares de pessoas procuram negócios como o seu todos os dias no Google Maps? Estar presente e bem posicionado nessa plataforma pode ser o diferencial para atrair mais clientes da sua região. Neste artigo, vamos mostrar como o marketing no Google Maps pode impulsionar seu negócio local, aumentar sua visibilidade e gerar resultados reais — mesmo sem grandes investimentos.
SEOSEO LOCAL
O que é o marketing do Google Maps?
O marketing do Google Maps é o processo de melhorar a visibilidade da sua empresa no Google Maps. Isso é feito principalmente otimizando seu Perfil Comercial do Google (antigo Google Meu Negócio) para aumentar as chances de sua empresa aparecer em pesquisas locais relevantes.
Quando sua empresa aparece em pesquisas locais, você pode:
Crie confiança com clientes em potencial
Ganhe uma vantagem competitiva
Aumente as vendas
Seu Perfil Comercial do Google (Google Business Profile) é uma listagem gratuita que permite que você gerencie como sua empresa aparece na Pesquisa Google e no Google Maps.
Aqui está um exemplo de uma listagem otimizada em GBP, com fotos, horário de funcionamento, informações de contato e muito mais:


Sua listagem em GBP pode aparecer em três locais:
Google Maps (versões web e app)
Pacote local/pacote de mapas
Localizador local
No Google Maps , sua empresa pode aparecer quando os usuários pesquisarem por empresas, produtos ou serviços específicos.


O pacote local ou Local Pack (às vezes chamado de pacote de mapas ou map pack) aparece nos resultados de pesquisa para termos relevantes. Ele mostra detalhes semelhantes aos do Google Maps.
Assim:


E quando os usuários expandem o pacote local, eles podem encontrar mais listagens no Local Finder (embora semelhante ao Google Maps, a interface é um pouco diferente).


Por que o marketing com o Google Maps é benefico?
O marketing do Google Maps pode ajudar você a:
Crie confiança e credibilidade : quando sua listagem em GBP aparece em pesquisas locais (especialmente no topo), clientes em potencial podem ver sua empresa como confiável e confiável
Conte mais aos seus clientes sobre sua empresa : uma listagem bem otimizada mostra que sua empresa é ativa e confiável, além de fornecer aos clientes informações importantes, como sua localização, horário de funcionamento e detalhes de contato.
Aumente a visibilidade local : o marketing do Google Maps torna mais fácil para clientes próximos encontrarem sua empresa
Ganhe uma vantagem competitiva : aparecer em posições mais altas no Google Maps e nos resultados de pesquisa aumenta a probabilidade de os clientes escolherem sua empresa em vez de seus concorrentes.
Facilite o contato dos clientes com você : o marketing do Google Maps permite que os clientes liguem, obtenham direções ou visitem seu site rapidamente.
Aparecer em pesquisas por voz : muitas pessoas pesquisam empresas locais em seus telefones por meio de assistentes de voz, que geralmente extraem resultados do Google Maps
Como o Google classifica os resultados de pesquisas locais e mapas?
É claro que aparecer no Google Maps e nos resultados de pesquisa local pode impactar positivamente o seu negócio.
Mas por que você precisa de marketing para fazer isso acontecer?
Porque o Google utiliza uma ampla gama de fatores de ranqueamento para decidir onde ranquear sites. Saber quais são esses fatores pode ajudar você a direcionar seus esforços de marketing no Google Maps para obter melhores resultados.
O Google classifica as listagens de empresas locais considerando três fatores principais:
Relevância : O Google analisa o quanto sua empresa corresponde à intenção do usuário. Quanto mais relevante sua empresa for para o que a pessoa está pesquisando, maiores serão suas chances de obter uma classificação mais alta.
Distância : o Google leva em consideração a proximidade da sua empresa com a localização do usuário ou com a área especificada na busca. Quanto mais próximo você estiver, maior a probabilidade de aparecer nos principais resultados de buscas locais.
Proeminência : A proeminência mede o quão conhecida sua empresa é e é influenciada por fatores como avaliações online, classificações e backlinks . Quanto mais consolidada e popular sua empresa parecer, melhor será sua classificação.
A seguir, mostraremos as etapas para otimizar a presença online da sua empresa com base nesses três fatores.
Como começar a fazer marketing com o Google Maps
1. Otimize sua listagem em GBP
Quanto mais otimizada for sua listagem em GBP, maior será sua classificação em consultas locais relevantes.
Porque ajuda o Google a entender melhor o seu negócio. Isso significa que seus algoritmos serão mais capazes de encontrar resultados de pesquisa locais relevantes para você.
Observação
Se você ainda não criou seu Google Business Profile, entre em contato conosco para uma consultoria gratuita.
Otimizar o seu Perfil Comercial envolve preencher detalhes importantes como nome da sua empresa, categoria, localização, áreas de serviço, horário de funcionamento, site e informações de contato.
Além desses itens essenciais, você também pode:
Adicione fotos ou vídeos : publique fotos ou vídeos de alta qualidade do seu espaço, produtos ou serviços. Isso torna seu anúncio mais convidativo e dá aos clientes em potencial uma ideia melhor da sua empresa antes de decidirem comprar com você.
Escreva uma descrição comercial envolvente e otimizada para palavras-chave : crie uma descrição comercial atraente que explique claramente o que sua empresa oferece. Inclua palavras-chave relevantes para que o Google possa conectar melhor sua empresa às buscas locais (mas não exagere nas palavras-chave ).
Publique regularmente : mantenha seu perfil ativo compartilhando atualizações, ofertas e novidades. Isso pode mostrar aos clientes que você ainda está no mercado, é claro, mas as ofertas podem incentivá-los ainda mais a comprar com você.
Envie perguntas e respostas : seu anúncio no GBP inclui uma seção "Perguntas e Respostas", onde os usuários (e você) podem fazer e responder perguntas sobre sua empresa. Use este espaço para fornecer informações adicionais e ajudar clientes em potencial com necessidades específicas.
Mantenha sua listagem em GBP atualizada : atualize regularmente seu horário de funcionamento, detalhes de contato e serviços para que os clientes sempre tenham informações precisas.
Por exemplo, a Junoon forneceu todas as informações essenciais que um cliente faminto pode precisar:


Implemente esse processo no seu negócio e conte conosco para gerenciar e otimizar seu Perfil Comercial do Google.
2. Obtenha mais avaliações
Quanto mais avaliações positivas seu anúncio em GBP tiver, mais alto ele poderá aparecer em pesquisas locais relevantes.
Por que? Porque afeta o fator “proeminência” que mencionamos anteriormente.
De acordo com o Google :
A contagem de avaliações e a pontuação das avaliações do Google influenciam o posicionamento na busca local. Mais avaliações e classificações positivas podem melhorar o posicionamento local da sua empresa.
Tente aumentar sua contagem de avaliações incentivando clientes satisfeitos a deixarem feedback. Além de melhorar sua classificação, isso também pode gerar confiança com clientes em potencial, o que pode gerar mais vendas.
Tenha estes dois princípios-chave em mente ao incentivar os clientes a deixar avaliações:
Pergunte na hora certa. Peça avaliações quando um cliente tiver uma experiência positiva, como após uma compra ou um serviço bem-sucedido.
Simplifique. Compartilhe um link direto para o seu Perfil Comercial do Google em e-mails de acompanhamento, recibos ou SMS, para que os clientes possam deixar uma avaliação com apenas alguns cliques.
Obtenha um link para enviar aos clientes por meio da seção “ Solicitar avaliações ” do seu Perfil Comercial:


Isso lhe dará um link que você pode compartilhar com seus clientes.


Você também deve responder às avaliações dos clientes, tanto positivas quanto negativas. Isso mostra aos seus clientes que o feedback deles é importante para você.


Siga estas práticas recomendadas:
Use o nome do revisor em sua resposta para torná-la mais pessoal
Mantenha as respostas respeitosas e profissionais, mesmo que a avaliação seja dura
Responda dentro de uma semana, se possível
Forneça uma solução prática, como um desconto ou reembolso, quando possível (no mínimo, garanta ao revisor que você está abordando a causa raiz do problema).
Monitore suas avaliações de forma prática
Agende uma consultoria gratuita conosco para começarmos a implementar nossa estratégia personalizada na sua empresa.
3. Limpe suas listagens locais
Listagens locais (ou citações) são referências ao nome, endereço e número de telefone da sua empresa. Geralmente aparecem em apps online como o Google Maps ou Yelp.
O Google analisa listagens locais na web para verificar se suas próprias listagens de empresas são precisas. Se não tiver confiança no seu perfil, pode ser menos provável que o exiba aos usuários. Além disso, você pode confundir seus clientes em potencial se eles não souberem como entrar em contato com você.
Portanto, é importante que seus anúncios locais sejam consistentes, principalmente no que diz respeito ao seu nome, endereço e número de telefone — informações essenciais para clientes locais.
4. Torne seu site otimizado para SEO
Ter um site mais otimizado para SEO pode levar a melhores classificações nos resultados de busca. Se o Google acredita que seu site é relevante para os pesquisadores, ele pode acreditar que seu Perfil Comercial também é.
Por exemplo, veja o SERP para “memphis bbq”. O site da Memphis Barbecue Company está no topo da classificação.


Este negócio também tem uma classificação alta no pacote local (e, portanto, no Local Finder).


A Memphis Barbecue Company também tem uma classificação alta para esta consulta de pesquisa no Google Maps.


Você pode usar todos os tipos de técnicas de SEO local para melhorar a classificação do seu site e, assim, impulsionar seus esforços de marketing no Google Maps.
Aqui estão algumas das melhores maneiras de melhorar o SEO do seu site:
Crie backlinks. Links de fontes locais respeitadas indicam ao Google que sua empresa é confiável, o que pode ajudar a melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca. Conecte-se com diretórios locais, sites de notícias e blogs para criar backlinks de qualidade para o seu site.
Otimize para palavras-chave locais. Pesquise palavras-chave locais relevantes para o seu negócio e incorpore-as naturalmente ao conteúdo do seu site, cabeçalhos, tags de título, meta descrições e texto alternativo de imagens.
Publique conteúdo localizado. Escreva conteúdo relevante e adaptado aos interesses locais, como eventos da comunidade, guias de bairro ou tópicos específicos da sua região. Isso pode ajudar a fortalecer a relevância do seu site nas buscas locais.
Corrija problemas técnicos. Resolva quaisquer problemas técnicos de SEO no seu site, como lentidão no carregamento, links quebrados ou baixa usabilidade em dispositivos móveis. Além de melhorar o seu SEO, um site bem otimizado e intuitivo também aprimora a experiência do usuário.
Adicione páginas de localização. Se você atende a várias áreas, crie páginas separadas para cada local com detalhes específicos, incluindo seu endereço, informações de contato e os serviços oferecidos naquela área específica.
5. Execute anúncios do Google Maps
Os anúncios do Google Maps são anúncios de pesquisa local exibidos quando os usuários procuram empresas ou serviços em uma área específica. Eles aparecem no topo do pacote local, do Local Finder ou dos resultados do Google Maps. Isso pode melhorar a visibilidade da sua empresa em pesquisas relevantes — com um custo.
Ao exibir esses anúncios, sua empresa pode aparecer no topo das buscas locais relevantes com o rótulo "Patrocinado". Assim:


A publicidade no Google Maps funciona com base no custo por clique (CPC). Você paga sempre que alguém realiza uma das seguintes ações:
Clique para obter detalhes de localização
Clique para obter direções
Cliques para ligar (no celular)
Cliques para o seu site
O CPC depende de vários fatores, incluindo o valor que você (e seus concorrentes) "licitam" para termos de busca específicos. (Você pode definir um orçamento médio diário para evitar gastos excessivos.)
Para começar, crie uma conta do Google Ads usando o mesmo endereço de e-mail que você usa para seu GBP.


Em seguida, vincule seu GBP ao Google Ads. Você estará pronto para criar campanhas. Para se qualificar para os anúncios do Google Maps, você precisa fazer o seguinte:
Segmente palavras-chave locais
Segmente um local específico
Definir lances por localização
O Google também oferece Anúncios de Serviços Locais, que aparecem no topo da SERP quando alguém insere uma palavra-chave local relevante. Eles podem funcionar em conjunto com seus anúncios do Google Maps.


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